sábado, 6 de fevereiro de 2016

Planejamento

Na tarde da última quarta-feira (03 de fevereiro) me reuni com Jonas Brito, professor de matemática dos primeiros anos da escola de ensino médio Raimundo da Cunha Brito localizada na cidade de Graça.

Ao me encontrar com ele, relatei que minha atividade da disciplina de estágio 2 esta semana seria a realização de uma intervenção e que gostaria que fosse em uma de suas turmas. Fomos ver o horário de suas aulas e combinamos que a intervenção seria na turma 1º “B” pela manhã, no horário de 8:40 às 09:30 do dia seguinte.

Após combinarmos o horário fomos discutir o conteúdo que ele estava aplicando em sala, que era as quatro operações com números naturais. O professor disse que é um costume seu iniciar o ano letivo revisando as quatro operações já que é uma dificuldade enfrentada pelos alunos do ensino médio.

O professor pediu que em minha intervenção eu tentasse mostrar formas simples para realizar o cálculo para que os alunos compreendessem melhor. Após os exemplos, ele me pediu que aplicasse questões contextualizadas para que os alunos também desenvolvam interpretação de questões.

Elaborei um exercício de três questões. As questões foram as seguintes:

Maria comprou um carro do valor de R$ 40.000,00, dando uma entrada de R$ 4.000 e dividindo o restante em 24 parcelas. Qual o valor de cada parcela?

João é um pedreiro, que tem o valor de sua diária R$ 60,00, sabendo que João trabalhou 18 dias em janeiro, qual o total de dinheiro que João recebeu durante todo o mês de janeiro?

Pedro foi à uma loja de roupa comprou uma blusa de R$ 35,00, uma calça de R$ 78,00, um sapato de R$ 122,00 e um boné de R$ 16,00.

a)      Qual o gasto de nesta loja?
b)      Sabendo que Pedro levou R$ 300,00, quanto lhe restou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário