Na tarde da última quarta-feira
(03 de fevereiro) me reuni com Jonas Brito, professor de matemática dos
primeiros anos da escola de ensino médio Raimundo da Cunha Brito localizada na
cidade de Graça.
Ao me encontrar com ele, relatei
que minha atividade da disciplina de estágio 2 esta semana seria a realização
de uma intervenção e que gostaria que fosse em uma de suas turmas. Fomos ver o
horário de suas aulas e combinamos que a intervenção seria na turma 1º “B” pela
manhã, no horário de 8:40 às 09:30 do dia seguinte.
Após combinarmos o horário fomos discutir
o conteúdo que ele estava aplicando em sala, que era as quatro operações com
números naturais. O professor disse que é um costume seu iniciar o ano letivo
revisando as quatro operações já que é uma dificuldade enfrentada pelos alunos
do ensino médio.
O professor pediu que em minha
intervenção eu tentasse mostrar formas simples para realizar o cálculo para que
os alunos compreendessem melhor. Após os exemplos, ele me pediu que aplicasse
questões contextualizadas para que os alunos também desenvolvam interpretação
de questões.
Elaborei um exercício de três questões.
As questões foram as seguintes:
Maria comprou um carro do valor
de R$ 40.000,00, dando uma entrada de R$ 4.000 e dividindo o restante em 24
parcelas. Qual o valor de cada parcela?
João é um pedreiro, que tem o
valor de sua diária R$ 60,00, sabendo que João trabalhou 18 dias em janeiro,
qual o total de dinheiro que João recebeu durante todo o mês de janeiro?
Pedro foi à uma loja de roupa
comprou uma blusa de R$ 35,00, uma calça de R$ 78,00, um sapato de R$ 122,00 e
um boné de R$ 16,00.
a) Qual
o gasto de nesta loja?
b) Sabendo
que Pedro levou R$ 300,00, quanto lhe restou?
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