segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Jornada pedagógica 2016

Nesta postagem falarei da jornada pedagógica 2016 da escola de ensino médio Raimundo da Cunha Brito que foi dividida em dois dias, 25 e 26 de janeiro.
Foto: Ricardo Oliveira

A manhã do dia 25 foi iniciada com as boas vindas feita pelo núcleo gestor, que foi seguida pelo resumo do trabalho realizado pelos que compõe a direção da escola, dentre esse resumo foram discutido os projetos da escola, os desafios encontrados no decorrer do ano e a busca por soluções.
No período da tarde foram apresentados e discutidos os resultados obtidos no ano de 2015 dentro da escola, os números de aprovação, reprovação e abandono, com a elaboração de estratégias para a mudança desses números, elevação do índice de aprovação e redução dos índices de reprovação e abandono.
A tarde foi seguida pelos resultados fora da escola, como UVA e ENEM, foram mostradas propostas de projetos e estratégias para a elevação desses números, dentre esses projetos, parte deles foram direcionado ao SPAECE, apesar de não ter saído os resultados.
A manhã do dia 26 foi iniciada com a leitura do texto “Indisciplina em sala de aula: Os 5 erros que os professores cometem, seguido pela fala da superintendente da  CRED 6 Cydnara, que trouxe uma atividade: Revisando para mudar/ hora de pensar e propor soluções, essa atividade foi resolvida pelos grupos de núcleo gestor (coordenadores e diretor), ambientes (professores responsáveis: sala multifuncional, laboratórios e biblioteca)  e sala de aula (professores).
Foto: Iara Tudes

Nessa atividade cada grupo apresentaria as técnicas usadas no ano que passou e que deveria continuar nesse novo ano, porque havia dado certo, apresentariam também suas fragilidades o que deu errado e que deve ser mudado para ser uma escola mais produtiva, por fim apresentariam propostas novas e complementos para as que já existiam e que precisavam ser remodeladas.
Para terminar a manhã foi feito o planejamento da sala de aula e a busca por novas formas de lidar com a indisciplina dos alunos.

A tarde foi iniciada com a reflexão sobre o fim do projeto Professor Coordenador de Área (PCA) e as mudanças do projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), sendo finalizada com a revisão do caderno de plano, apresentação do calendário escolar e o acolhimento dos alunos no primeiro dia aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário