Nesta postagem falarei da jornada pedagógica 2016 da escola
de ensino médio Raimundo da Cunha Brito que foi dividida em dois dias, 25 e 26
de janeiro.
Foto: Ricardo Oliveira
A manhã do dia 25 foi iniciada com as boas vindas feita pelo
núcleo gestor, que foi seguida pelo resumo do trabalho realizado pelos que
compõe a direção da escola, dentre esse resumo foram discutido os projetos da
escola, os desafios encontrados no decorrer do ano e a busca por soluções.
No período da tarde foram apresentados e discutidos os
resultados obtidos no ano de 2015 dentro da escola, os números de aprovação,
reprovação e abandono, com a elaboração de estratégias para a mudança desses
números, elevação do índice de aprovação e redução dos índices de reprovação e
abandono.
A tarde foi seguida pelos resultados fora da escola, como
UVA e ENEM, foram mostradas propostas de projetos e estratégias para a elevação
desses números, dentre esses projetos, parte deles foram direcionado ao SPAECE,
apesar de não ter saído os resultados.
A manhã do dia 26 foi iniciada com a leitura do texto
“Indisciplina em sala de aula: Os 5 erros que os professores cometem, seguido pela
fala da superintendente da CRED 6
Cydnara, que trouxe uma atividade: Revisando para mudar/ hora de pensar e
propor soluções, essa atividade foi resolvida pelos grupos de núcleo gestor (coordenadores e diretor), ambientes
(professores responsáveis: sala multifuncional, laboratórios e biblioteca) e sala de aula (professores).
Foto: Iara Tudes
Nessa atividade cada grupo apresentaria as técnicas usadas no
ano que passou e que deveria continuar nesse novo ano, porque havia dado certo,
apresentariam também suas fragilidades o que deu errado e que deve ser mudado
para ser uma escola mais produtiva, por fim apresentariam propostas novas e
complementos para as que já existiam e que precisavam ser remodeladas.
Para terminar a manhã foi feito o planejamento da sala de
aula e a busca por novas formas de lidar com a indisciplina dos alunos.
A tarde foi iniciada com a reflexão sobre o fim do projeto
Professor Coordenador de Área (PCA) e as mudanças do projeto Professor Diretor
de Turma (PPDT), sendo finalizada com a revisão do caderno de plano,
apresentação do calendário escolar e o acolhimento dos alunos no primeiro dia aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário