domingo, 21 de fevereiro de 2016

Segunda intervenção

Meu segundo encontro com a turma de 1º “B” da escola Raimundo da Cunha Brito foi na manhã da segunda-feira (15 de fevereiro).

Ao entrar em sala vi os alunos todos sentados, já que a professora na aula anterior havia feito o mapeamento e pediu para que eu não permitisse que eles trocassem de lugar, mas isso foi em vão, já que quando entrei em sala eles já haviam trocado de lugar, estavam sentados, mas em cadeiras trocadas.

Antes de dar início à aula, os expliquei o motivo de estar lá, pois alguns alunos não estavam presentes no primeiro encontro. Enquanto eu explicava os alunos começaram a jogar bombom de um lado para o outro da sala. Uma aluna havia levado um pacote de bombom para a sala. Enquanto isso, percebi que a sala estava suja, pois alguns deles jogavam a embalagem no chão, os outros estavam com a lixeira no meio da sala. As circunstâncias me obrigaram a ir até a aluna que estava com o pacote e pedir que ela me entregasse que depois eu o devolveria a ela.

Foto: Iara Tudes

Distribui para os alunos uma lista de exercícios com questões problemas sobre as quatro operações que ainda estava sendo revisada, para que eles respondessem em dupla. Alguns começaram a responder, outros levaram o tempo me pedindo de volta o saco de bombom, mas deixei bem claro que não ia devolver.
Foto: Iara Tudes

Foto: Iara Tudes

Foto: Iara Tudes

Foto: Iara Tudes

Foto: Iara Tudes

Por mais que a lista fosse muito fácil, os alunos sentiram uma grande dificuldade em compreender o que se pedia na questão, por serem cálculos simples alguns conseguiam responder os cálculos, mas sempre me pediam para explicar o que pedia a questão.

Um dos alunos conseguiu terminar de resolver a lista e os outros começaram a copiar a resposta pela dele, eu os expliquei que aquela lista não valia nenhum ponto, ela só serviria para eles praticarem e que respondendo pelo do colega não ia servir de nada, já que nem receber a folha de volta eu queria.


Após isso, comecei a correção. Alguns corrigiram, outros ficaram apenas prestando atenção e outros ficaram conversando.

Foto: Aluno

Foto: Iara Tudes


Nenhum comentário:

Postar um comentário