Meu segundo encontro com a turma
de 1º “B” da escola Raimundo da Cunha Brito foi na manhã da segunda-feira (15
de fevereiro).
Ao entrar em sala vi os alunos
todos sentados, já que a professora na aula anterior havia feito o mapeamento e
pediu para que eu não permitisse que eles trocassem de lugar, mas isso foi em
vão, já que quando entrei em sala eles já haviam trocado de lugar, estavam
sentados, mas em cadeiras trocadas.
Antes de dar início à aula, os
expliquei o motivo de estar lá, pois alguns alunos não estavam presentes no
primeiro encontro. Enquanto eu explicava os alunos começaram a jogar bombom de um
lado para o outro da sala. Uma aluna havia levado um pacote de bombom para a sala. Enquanto isso, percebi que a sala estava suja, pois alguns deles jogavam a
embalagem no chão, os outros estavam com a lixeira no meio da sala. As
circunstâncias me obrigaram a ir até a aluna que estava com o pacote e pedir que
ela me entregasse que depois eu o devolveria a ela.
Foto: Iara Tudes
Distribui para os alunos uma
lista de exercícios com questões problemas sobre as quatro operações que ainda
estava sendo revisada, para que eles respondessem em dupla. Alguns começaram a
responder, outros levaram o tempo me pedindo de volta o saco de bombom, mas
deixei bem claro que não ia devolver.
Foto: Iara Tudes
Foto: Iara Tudes
Foto: Iara Tudes
Foto: Iara Tudes
Foto: Iara Tudes
Por mais que a lista fosse muito
fácil, os alunos sentiram uma grande dificuldade em compreender o que se pedia
na questão, por serem cálculos simples alguns conseguiam responder os cálculos,
mas sempre me pediam para explicar o que pedia a questão.
Um dos alunos conseguiu terminar
de resolver a lista e os outros começaram a copiar a resposta pela dele, eu os
expliquei que aquela lista não valia nenhum ponto, ela só serviria para eles
praticarem e que respondendo pelo do colega não ia servir de nada, já que nem
receber a folha de volta eu queria.
Após isso, comecei a correção. Alguns
corrigiram, outros ficaram apenas prestando atenção e outros ficaram
conversando.
Foto: Aluno
Foto: Iara Tudes
Nenhum comentário:
Postar um comentário