domingo, 15 de novembro de 2015

Escola de Ensino Médio Raimundo da Cunha Brito

HISTÓRICO

A Escola de Ensino Médio Raimundo da Cunha Brito, situada e à Rua Idelsuíte Carvalho de Sousa, nº 153, bairro Santa Luzia, cidade de Graça-CE, foi criada pelo decreto nº 26776 de 15 de outubro de 2002, publicado no diário oficial em 18 de outubro de 2002.
A princípio a escola funcionava em prédio cedido pelo município, uma vez que não dispunha de um prédio da rede estadual. Na época, o Sr. Pedro Neudo Brito, prefeito municipal, fez a doação do terreno para a construção do prédio, o qual foi inaugurado em 2004, realizando-se o sonho da comunidade em obter o local próprio e aconchegante para a escola de ensino médio.
Embora juridicamente sua criação date de 2002, desde 1998, agregado a outra instituição de ensino, já era ofertada a educação em nível de ensino médio no município sob a direção da professora Marisa Rodrigues de Oliveira.
Em 1999, houve um processo seletivo de provas de conhecimento, títulos e eleições e a comunidade escolar escolheu para a direção escolar a professora Ana Batista Rodrigues, a qual completou sua equipe escolhendo para coordenadora escolar a Sra. Maria Almeida de Sousa e para Secretário Escolar Itamar Sousa Pinto.
Em 2005, pelo mesmo processo seletivo e eletivo a professora Ana Batista Rodrigues foi reeleita à direção escolar. Para junto a si compor um núcleo gestor escolheu para coordenadora Maria de Fátima Parente e para Secretário Escolar Crerton Farias Damasceno. A Coordenadora Maria de Fátima Parente e o Secretário Escolar Crerton Farias Damasceno ficaram no exercício de suas funções até junho de 2008, assumindo os respectivos cargos o professor Raimundo de Moura Oliveira e Maria Lia Lopes Alves a partir de 1º de agosto de 2008.
Em 2009, assume a gestão da escola o professor Raimundo de Moura Oliveira, as coordenadoras escolares Antonia Natália Paiva Tudes, Cristiane Lima Alcântara Aguiar e a Secretária Escolar Maria Lia Lopes Alves.
Fonte: Arquivo da Escola.
NÚMEROS
A escola, atualmente, é composta por sete salas, um laboratório de informática, uma sala de recurso multifuncional, uma biblioteca (contendo 6274 livros), diretoria, coordenação, secretaria, sala dos professores, sala dos diretores de turma, cozinha, uma quadra, dois banheiros para os alunos e dois banheiros para funcionários, três bebedouros. A escola funciona em dois turnos.
No turno da manhã, funcionam seis salas, sendo duas para o 1º ano, duas para o 2º ano e duas para o 3º ano. No turno da tarde, 3 salas de 1º ano, 2 do 2º ano e 2 do 3º ano.
A escola atende 440 alunos, sendo 212 do sexo masculino e 228 do sexo feminino. Cerca de 70% reside em sítios vizinhos.
A escola dispõe de 44 funcionários, sendo 35 professores: 31 formados e 4 graduandos.





PROJETOS
A escola tem diversos projetos, como por exemplo, A Leitura é a Arte do Saber e o Projeto Autores e Obras coordenados pela biblioteca pela professora Ana Batista Rodrigues. O Projeto Jovem de Futuro (PJF) e o Projeto Professor Diretor de Turma (PDT).
Projeto A Leitura é a Arte do Saber
O Projeto A Leitura é a Arte do Saber é uma parceria entre professores de língua portuguesa e a biblioteca, onde os livros estudados nas aulas de literatura são separados pela funcionária da biblioteca e expostos separadamente, deixando-os mais disponível para os alunos.
A quantidade de dias do empréstimo de livros depende do tamanho da obra, se for uma obra pequena o aluno poderá ficar sete dias, caso o aluno não consiga ler o livro nestes sete dias a entrega é prorrogada por mais uma semana, mas se a obra for maior o prazo de devolução é de quinze dias caso o aluno não consiga ler neste período de tempo a devolução é adiada, por mais sete dias.



Projeto autores e obras
O Projeto Autores e Obras é uma parceria entre professores de língua portuguesa do 3º ano e a biblioteca onde são feitos os empréstimos dos livros, onde um deles será escolhido para fazer parte das questões de literatura do vestibular da UVA.
O empréstimo destes livros é dado por um período de tempo maior que os outros, já que são livros que devem ser lidos com mais atenção, afirma Ana Batista.
Nos dois projetos, após a leitura dos livros os alunos fazem um resumo de cada obra, e os entrega na biblioteca, a professora responsável, lê os resumos. No contra turno ou no intervalo, sempre que possível ela discute com os alunos suas dificuldades de compreensão.
Projeto jovem de futuro
O Projeto Jovem de Futuro é dividido em subprojetos como: Feira De Ciências, Conhecendo o Brasil Africano, Cultura e Esporte na Escola.
Feira de Ciências
Os alunos que querem participar das apresentações na feira de ciências desenvolvem atividades relacionadas com o que estudaram em sala de aula no decorrer do ano. As atividades são apresentadas no mês de outubro, para os que compõem a escola e pessoas visitantes e as melhores atividades são selecionadas para serem apresentadas na feira de ciências da CREDE.
Da feira de ciências realizada na escola neste ano foram selecionadas quatro atividades sendo elas:
O quinze: os matizes e seus vocábulos. (Língua Portuguesa)
Mapa Tático: Uma proposta para a inclusão no ensino de geografia. (Geografia)
Matemática, música para meus ouvidos. (Matemática)
Sustentabilidades e economia: reaproveitamento da água da pia para o vaso sanitário. (Biologia)


A meta da escola de ensino médio Raimundo da cunha Brito com seus 440 alunos são de 85% de aprovação, 7% de abandono e 8% de reprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário