domingo, 22 de novembro de 2015

A influência da Matemática na escolha da profissão

      A atividade aplicada pelo professor esta semana, para os alunos inseridos na disciplina de Estágio Supervisionado II foi a realização de uma enquete, direcionada aos alunos do 3º ano do ensino médio, sobre a influência da matemática na escolha da profissão.
      A minha enquete foi realizada na tarde da última terça-feira (17) com os alunos do 3º ano "D" da escola E.E.M. Raimundo da Cunha Brito.
    Ao chegar em sala apresentei a enquete aos alunos e expliquei como funcionava e qual sua finalidade, como não tinha como os alunos responderem ao formulário pela internet, eu distribui folhas aos que se encontravam presentes, pedindo-os para responder sem se identificarem.
       A enquete foi realizada com 32 alunos onde:
Visualizar formulário.


    A disciplina favorita, mais marcadas pelos alunos, foi a disciplina de história, as disciplinas química e espanhol ninguém escolheu, e as disciplinas de biologia e matemática foram escolhidas por um aluno, cada uma. O aluno que marcou matemática disse que prestará vestibular para matemática.

       O nível de preferência pela disciplina de matemática mais marcada foi ruim, seguido de boa e regular.

       A maioria dos alunos gostariam de fazer um curso superior e a área  de atuação mais escolhida foi a opção outros, seguido de ciência da natureza, ciências humanas, ciências exatas e, por último, linguagens e códigos.


     A maioria dos alunos marcaram que de forma alguma fariam algum curso de exatas, argumentando não gostarem de cálculos e/ou os acharem muito difícil, apesar de muitos acharem a matemática muito importante.


       Em relação à pergunta: Você acha que a matemática pode influenciar de alguma maneira a escolha da profissão? 25 pessoas acham que a matemática pode sim interferir, correspondendo a 78,125% dos alunos que participaram da enquete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário